Conheça Nossa Base

Nossa HISTORIA

1996, o ano de JOCUM em Goiânia - Do Jardim para o Recreio - Por Abraão Carvalho

O ano era 1996. Dois casais estavam na base do Rio de Janeiro prontos para abrir bases em cidades do Brasil. Sandra e Carlos vieram para Goiânia. Denise e Wellington foram para Maringá. E assim JOCUM chegava a mais uma capital. O começo foi em um lugar simples no Jardim Goiás. Um bairro em Goiânia. Nesta altura já estávamos praticamente em todas as capitais e começamos a entrar em algumas cidades arredores das capitais deste país. @jocumgoiania chegou com a proposta de treinamento, evangelismo e discipulado através de atividades práticas e seminários de treinamentos, com este foco dinâmico de conscientizar, servir e apoiar as igrejas para a sua missão em Goiânia. As atividades eram diversas, como Escola de Treinamento e Discipulado (ETED), impactos de evangelismo, escola de férias. E assim a missão propunha desafiar a igreja a caminhar sob uma visão dinâmica de missões.           

Um ano depois de devidamente instalada no Jardim Presidente em um bairro da cidade, a Presbiteriana Maranatha. Na oportunidade, a própria missão teve o privilégio e a honra de ter o seu próprio fundador da missão no Brasil. Jim Stier prontamente atendeu o convite e veio para uma conferência de um final de semana. Na oportunidade incentivou aos ouvintes a erguer os olhos, ver o agir de Deus na história e buscar de Deus sua tarefa no discipulado global. Neste âmbito, a missão como organismo, Deus se fazia mover de forma dinâmica trazendo unidade, visão e um ambiente sadio de crescimento e o próprio Deus se manifestava e nos ensinávamos como Ele mesmo desejava se manifestar.

Posterior a este momento Deus já queria levar a missão a um movimento maior. Do Jardim ao Recreio. Do sul ao noroeste de Goiânia! Era exatamente isso que Deus propunha e provocava a missão a fazer, de que missão exige movimento. E assim a missão de Deus como o Jardim do Éden, onde tudo começou @jocumgoiania começou no Jardim Goiás e Jardim Presidente para depois ir para o Recreio. E assim, nesta transição para o Recreio dos Bandeirantes, Deus trouxe o desafio da missão ter a sede própria, no ano 2000!

Ter a sede própria era um desafio proposto e era nítido por todos devido ao crescimento da base, escolas e o espaço onde estávamos era pequenos e na época não nos foi permitido alterar nada do que se havia em termos de estrutura. E de certa forma o olhar transcultural para envio de recebimento e envio de equipes já era assunto que se compartilhava em pauta de reuniões. Nesta altura, já tínhamos Antônio Ricardo que estava caminhando para a Mauritânia, um país fechado na África. Este veio a falecer em Janeiro de 2005, na base de Porto Velho de dengue neurológica. Em 2000, depois de muita procura, busca, pesquisa e oração, veio o lugar ao qual Deus mostrava para a liderança. 

Esse lugar deveria ter uma mata, entrada de palmeiras e uma piscina. Com esta tríade, Deus compartilhava que esse lugar seria uma plataforma para as nações, como treinamento e envio para missões. Essa mudança ocorreu milimetricamente no ano 2000, e nesta transição de mudança de uma base para outra foi feita em três dias debaixo de chuva! A compra da base se deu por vários jantares, reuniões estratégicas, show do Oficina G3 e uma campanha nacional com cofres com equipes da própria base divulgando, arrecadando e indo em cada região do país com cerca de duas, três pessoas.    

A campanha de compra da base denominou-se JOCUM-HERANÇA e o texto que Deus compartilhou neste projeto foi Isaías 54:2-3. Em outras palavras, Ele mesmo alargaria nossas tendas para que cuidássemos de cidades assoladas. A plataforma para as nações foi assimilada como uma responsabilidade e um DNA como base. Neste intervalo, em 2008 como alargar a tenda e sermos plataforma para as nações, Deus levaria a sonharmos com Angola, China e Índia com equipes da própria base de Goiânia discipulando pessoas destes países. Como certificação de sermos plataforma para as nações, o próprio Deus no ano de 2011 e 2012 levou o casal Regiane e Roney a estudar inglês na base de Worcester na África do Sul e mais tarde trazer o curso, inclusive com o TESOL em 2015. Com este foco, Deus foi trazendo passo a passo a estrutura como plataforma de treinamento, recebimento e envio de equipes para as nações e assim com a graça do Senhor a ELS (English Language School) começou em 2017!

Hoje posterior à aquisição da sede, como plataforma para as nações, vemos Deus fortalecer pessoas em um alinhamento que Ele mesmo propõe a caminharmos como base. Através do Atos de Amor, temos desenvolvido trabalhos com crianças e famílias do bairro. A Escola de Treinamento e Discipulado tem ocorrido duas vezes ao ano, com um discipulado de missões como o aluno e a igreja podem se envolver e engajar em um movimento maior de Deus. Através do método indutivo temos o seminário de estudos bíblicos. Este ocorre duas vezes por ano. Com estas escolas, como plataforma a missão percorre sob os olhos do próprio Deus escrevendo sua própria história. Hoje @jocumgoiania tem o desafio de desenvolver trabalho com os menos alcançados, sendo os grupos minoritários e os povos menos alcançados ao redor do globo. Pergunte a Deus como você pode ser um ponto no próprio movimento que começa e termina em Deus.